EaD – Abreviatura de Ensino à distância Modalidade de ensino que elimina as barreiras temporais e geográficas, uma vez que os conteúdos pedagógicos e de interação acadêmicas ocorrem por meio de recursos tecnológicos. Trata-se de uma metodologia de ensino que está cada vez mais acessível e tem a finalidade de atender à demanda educacional, aumentando o potencial didático-pedagógico dos estudantes com horários flexíveis para aprendizagem. É o modelo oposto ao tradicional, o ensino presencial. Suas atividades geralmente envolvem discussões online, leitura de textos e livros, vídeo aulas e outros projetos.
Sim. A legislação brasileira sobre EaD é composta, além da constituição, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, resoluções, portarias e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação. No site do MEC poderão ser encontradas mais informações.
No curso presencial, as duvidas surgidas sao sanadas imediatamente, as apostilas seguem a programação do curso e os exercícios são vivenciados em grupo promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno No curso online, as dúvidas poderão ser tiradas por interação no chat (ferramenta em desenvolvimento) ou, pelo contato email. Também oferece alguns exercícios mas, dependerá do aluno executa-los. Quanto ao material de apoio, no EAD temos as sugestões de leituras para alguns cursos e textos para outros.
Os benefícios variam de acordo com o perfil e os objetivos do aluno, mas no geral é possível listar 3 vantagens universais da graduação EAD: possibilidade de montar a própria rotina de estudos, economia de tempo e dinheiro para se deslocar até a instituição e preços geralmente mais acessíveis na mensalidade.
O Marusaead é um curso livre de Constelações Familiares à distância organizado em vídeo aulas de 10’a 30’ com assuntos diferenciados. Composto por 10 cursos, cada curso aporta um numero diferente de sub- cursos, com as vídeo-aulas. Os cursos adotam uma sequencia em função do processo de aprendizagem mas podem ser estudados separadamente.
Vai depender do seu interesse e do conhecimento que você já tenha sobre as Constelações Familiares. O Marusa EaD oferece oito cursos teóricos (1 a 8) e 2 cursos práticos (9 e 10) Para os alunos que são iniciantes em Constelações Familiares sugerimos que siga a ordem dos cursos colocada no EAD. Mesma ordem ministrada nos cursos presenciais porém, o aluno também pode escolher cursar fora da ordem programada. Cada Curso oferece um número diferenciado de sub-cursos e um “combo” (todos os subcursos do curso) com diferencial financeiro, um desconto.
Os pagamentos podem ser realizados através de cartão de crédito ou boleto bancário.
Os alunos que concluírem os cursos (com todos os seus sub-cursos) receberá via online um certificado de participação daquele curso emitido pelo INSTITUTO MARUSA.
Sim! Desde 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estipula que um certificado de ensino à distância tem o mesmo valor do que um certificado de curso presencial.
Não. Assim como nos cursos presenciais, um curso EAD trabalha com materiais didáticos diversos, textos para leitura, exercícios e datas para debates virtuais.
O ambiente virtual e conteúdos ficam disponíveis para o aluno enquanto estiver regularmente matriculado pelo prazo de trinta (30) dias após a aquisição do curso, para aulas avulsas, e 90 dias para combos.
Estudar, pesquisar, interagir, sempre se colocando como agente ativo do seu processo de aprendizagem. A capacidade de administrar seu tempo alocando horas para o estudo é outra importante competência que o aluno deve procurar desenvolver, sendo essencial para seu autodesenvolvimento profissional e pessoal.
O curso garante qualidade de ensino e não pode garantir a qualidade de aprendizagem do aluno. Para ser constelador o aluno deverá adquirir conhecimento e desenvolver uma habilidade própria nos requisites solicitados pela Hellinger Sciencia ® para trabalhar como constelador: desenvolvimento pessoal, centramento, entrega, conhecimento e prática da filosofia aportada.
Os cursos EAD disponibilizam ferramentas possibilitando fazer perguntas por e-mail, chat ou um fórum destinado a perguntas e respostas. Os alunos também são encorajados a participar de discussões sobre a disciplina, tirando dúvidas e trocando experiências com outros alunos. # algumas destas ferramentas encontram-se em desenvolvimento).
Para utilizar os materiais didáticos online, basta um computador com configurações básicas e acesso à internet. Não é preciso entender muito de tecnologia, já que o aluno na maior parte do tempo estará apenas reproduzindo vídeos e fazendo o download de arquivos de leitura.
É uma ferramenta, disponível em seu polo de matrícula, que possibilita diálogos em tempo real. O chat é utilizado como ferramenta de suporte à aprendizagem a distância e é realizado conforme cronograma de seu curso.